Canyon Diablo

Esse meteorito é proveniente do corpo que originou a cratera Meteor ou cratera de Berringer. Está situada a 55km da cidade de Flagstaff, no estado do Arizona nos EUA. Essa cratera era antigamente chamada de Canyon del Diablo. Atualmente essa cratera é chamada de Barringer em homenagem a Daniel Barringer, a primeira pessoa a sugerir a origem meteorítica da cratera.

 Estima-se que o impacto tenha resultado em uma explosão equivalente a 2.5 megatons. Equivalente a 150 vezes a potência da bomba atômica lançada sobre Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Essa explosão escavou 175 milhões de toneladas de rocha.

 A cratera tem 1200 metros de diâmetro de aproximadamente e cerca de 170m de profundidade. As bordas da cratera se elevam 45 metros acima da planície e que a sua parte central tenha cerca de 210 a 240 metros de material que se depositou ao longo dos anos. Estima-se que a cratera tenha se originado a cerca de 50.000 anos com a entrada de um corpo de 50 metros viajando a uma velocidade aproximada de 12.000 km/h.