Thuathe

Um meteorito viajando de leste para oeste explodiu sobre Lesotho produzindo um campo de espalhamento elíptico de 7,4 por 1,9 km no lado ocidental do Planalto de Thuathe (ou Berea), cerca de 12 km a leste da capital Maseru m 21 de Julho de 2002. A explosão foi acompanhada por um ruído extremamente alto com 15 s de duração que foi ouvido em uma grande área do Lesoto (100 km de raio).

A queda foi testemunhada por várias pessoas que relataram avistar trilhas de poeira de "objetos brilhantes" sobre o Lesoto e a parte sul da Província do Estado Livre da África do Sul. Muitos moradores de Ha Ralimo, Boqate Ha Majara e Boqate Ha Sofonia relataram quedas de pedras perto de si e em suas casas.

A massa total estimada de material recuperado é de mais de 30 kg, incluindo 418 pedras na faixa de 2 g  até 2,4 kg em um total de 24,673 kg, que foram coletadas e catalogadas por A. Ashworth e David P. Ambrose (Universidade Nacional de Lesoto) , uma pedra de 1,020 kg coletada pelo Dr. Molisana Molisana (Universidade Nacional de Lesoto), 5 pedras adquiridas pelo Museu Nacional de Lesoto, em Maseru, algumas pedras coletadas pelo Departamento de Geologia, Universidade Free State, Bloemfontein, e várias outras adquiridas por membros do público.