Ozernoe

As circunstâncias nas quais foi descoberto o meteorito Ozernoe (ou "margem do lago" em uma tradução livre do russo) ainda não estão totalmente claras. Um fragmento pesando 1,830 kg (ou 1,860 kg) foi localizado por um pastor no pasto de uma fazenda em agosto de 1983. O local exato do achado é a divisão Ozernoe da fazenda estatal Zaural'skij, distrito de Almenevskogo, região de Kurgan, URSS (atual Rússia).

Devido a erros de escrita, um segundo fragmento, de mesma massa e encontrado na mesma data passa a aparecer nos relatórios. Posteriormente, essa segunda massa passa a ser citada como achada em 1985 e pesando 1,125kg (ou 1,134 kg).

Em Junho de 2007, um outro fragmento de 22,4 kg foi identificado. Segundo relatos ele foi encontrado aproximadamente na mesma data do primeiro fragmento. Existem cartas, a primeira datada de 21 de Novembro de 1987, que fala da descoberta de um possível meteorito na região, mas a troca de cartas entre o dono da massa e os cientistas foi subtamente interrompida por motivos desconhecidos.