Patrimônio

Caiu na manhã do dia 6 de agosto de 1950, na Fazenda do Morro Cavado, próxima a Conceição Aparecida (Patrimônio), e não Município de Patrimônio, como vem sendo publicado em artigos científicos. Foram observadas e ouvidos três estampidos ensurdecedores e ruídos, que segundo relatos antigos duraram 10 minutos. Logo após, caíram fragmentos do meteorito, completamente negros, devido a queima atmosférica da parte externa. De acordo com testemunhas o meteorito veio de SW para NE. Foram encontrados 20 fragmentos pesando 1.800g a 600g cada.

Apresenta textura condrítica mal desenvolvida, com poucos côndrulos distintos da matriz, variando em forma de arredondados a alongados, de tamanhos aparentes entre 0.3 a 1.8mm (1.2mm em média) e estrutura interna: barrada porfirítica, poikilítica e granulares. Matriz altamente recristalizada.

Mineralogicamente consiste baicamente de olivina Fa24.8, piroxênio Fs20.7 (bronzita) e plagioclásio. Menores quantidades de troliita e ferro-niquelífero. Minerais acessórios, diopsídios, cromita e whitlockita. Pertence ao grupo L6 (olivina-bronzita condritos).

Fonte: Meteoritos: Cofres da Nebulosa Solar, Scorzelli, Varela, Zucolotto.