Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Shatter Cone Shatter Cone (Alemanha)

Shatter Cone

Shatter Cone

A cratera Ries é uma depressão circular na parte oriental da Bavaria, Alemanha, criada por um impacto há cerca de 14.3 -14.5 milhões de anos no período Mioceno. A cratera tem cerca de 24 km e a depressão erodida está a 100-150m abaixo do anel externo da cratera. 

Há uma outra cratera bem menor chamada Steinheim com 3.8km de diâmetro e está localizada 42km oeste - sudoeste do centro da cratera Ries. Acredita-se que as duas crateras se formaram no mesmo momento por um impacto de um asteróide binário.

Acredita-se que a cratera Ries é a fonte dos tectitos Moldavitos encontrados na Bohemia e Moravia (Republica Tcheca). 

 

Fragmento 89.5g

Shatter Cone

Shatter Cones são estruturas geológicas raras que se formam nas rochas próximas a crateras meteoríticas ou explosões nucleares subterrâneas. São evidências de que a rocha sofreu um choque de alta velocidade com pressões entre 2 a 3 GPa. Geralmente têm uma forma cônica com estrias finas que se irradiam do topo. Podem ter tamanhos variados de menos de 1 cm até mais de 1 m de comprimento.

O exato mecanismo de formação ainda não é bem compreendido, e somente testes nucleares geram calor e pressões suficientes capazes de reproduzir o processo. O primeiro shatter cone feito pelo homem foi produzido em 1959 durante uma explosão nuclear subterrânea. Anos de busca e mapeamento das ocorrências naturais de shatter cones e suas orientações revelaram que o ápice (topo) dos shatter cones ao largo de uma região apontam exatamente para o centro onde ocorreu o impacto. Consequentemente, no início dos anos 60 a ocorrência de shatter cones e impactitos foram ambos considerados adequados para sugerir a origem de impacto de uma formação.