Livros Portugueses

 

Livros Portugueses sobre Astronomia

TELESCÓPIOS

Guilherme de Almeida

Este livro desenvolve e aprofunda a temática dos telescópios. Utiliza uma linguagem clara e acessível, de tal modo que os assuntos são abordados de uma forma gradual e progressiva. Será útil a todas as pessoas que desejam conhecer e utilizar melhor o seu telescópio, se já o possuem, ou obter informações úteis para a compra do instrumento a adquirir. Esta nova obra descreve e explica as características ópticas e mecânicas dos telescópios. Aborda os diversos tipos de instrumentos de observação, descreve as montagens, as oculares e os diferentes acessórios existentes, sem esquecer a sua utilização e as suas aplicações práticas. Inclui ainda capítulos específicos e pormenorizados sobre a colimação dos diversos tipos de telescópios, o alinhamento de montagens equatoriais, testes de telescópios, cálculos, etc. Tudo isto por menos de metade do preço de uma ocular básica. Trata-se de uma obra indispensável a todas as pessoas que se interessam pelos telescópios e pelas observações astronômicas (ou outras), a qualquer nível, desde o principiante até ao observador mais experiente. 592 páginas/293 figuras – 17cm x 24cm (capa dura)

FOTOGRAFAR O CÉU

Pedro Ré

Este livro destina-se a todas as pessoas interessadas em registrar fotograficamente os diversos objetos celestes que se encontram próximos de nós (Sol, Lua e planetas), ou para além do sistema solar (constelações e objetos do céu profundo). A obra é profusamente ilustrada e descreve, em linguagem acessível, a maioria das técnicas e instrumentos utilizados em astrofotografia. - História da astrofotografia - Fotografar estrelas e constelações - Fotografar meteoros, auroras e conjunções - Fotografar o céu com uma montagem equatorial - Fotografar o céu através de um telescópio - Fotografar o Sol - Fotografar o Lua - Fotografar eclipses - Fotografar os planetas - Fotografar o céu profundo (emulsões fotográficas) - Fotografar o céu profundo (câmaras CCD refrigeradas)u profundo (câmaras CCD refrigeradas) 302 páginas/275 figuras – 17cm x 24cm (capa dura)

ROTEIRO DO CÉU

Guilherme de Almeida

4.ª Edição revista e atualizada. Obra extremamente acessível destinada ao grande público. Mostra, passo a passo, como se procede para identificar - a olho nu - as constelações e as estrelas brilhantes. Inclui vários mapas especiais de identificação (com comentários orientadores) e uma carta celeste com mapas concebidos para treino do leitor, além de vários apêndices de fácil consulta. Este livro não requer conhecimentos prévios e é utilizável tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul. Indica também as condições de visibilidade de todas as constelações. Pode ser assim uma prenda interessante para os jovens, a partir dos 12 anos. 192 páginas/102 figuras – 17cm x 24cm (capa dura)

INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E ÀS OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS

Máximo Ferreira e Guilherme de Almeida

Este livro destina-se ao grande público e, em especial, a todas as pessoas de algum modo interessadas pela Astronomia. Contém numerosas sugestões e conselhos práticos que permitem, além do conhecimento das constelações e das estrelas mais brilhantes, aceder a um vasto leque de observações a olho nu, com binóculos e com pequenos telescópios. Além dos aspectos predominantemente voltados para a observação direta, esta obra descreve os corpos celestes, explica diversos fenômenos e familiariza o leitor com as noções fundamentais da Astronomia. O texto, claro e acessível, inclui vários apêndices e temas de desenvolvimento. Contem ainda uma carta celeste desdobrável, 24 mapas estelares mensais e um mapa com os principais pontos de interesse na superfície lunar.s principais pontos de interesse na superfície lunar. 320 páginas/277 figuras – 17cm x 24cm (capa dura)

OBSERVAR O CÉU PROFUNDO

Guilherme de Almeida e Pedro Ré

Escrito na continuação do Roteiro do Céu e da Introdução à Astronomia e às Observações Astronômicas, já publicadas pela Plátano Edições Técnicas, Observar o Céu Profundo indica os objetos mais interessantes para observar em cada constelação. Inclui um Atlas do céu profundo que contém as principais características da cada objeto, a descrição da sua aparência através dos instrumentos de observação, 70 mapas celestes em grande formato e 150 fotografias referentes à maior parte dos objetos descritos. Referem-se também as estrelas mais notáveis de cada constelação. Este livro é, ao mesmo, um manancial de conselhos e técnicas de observação, um guia prático e um Atlas do céu profundo. 340 páginas/320 figuras – 21,5cm x 29,7cm (capa dura)