Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Governador Valadares (MG, Brasil)

Acondrito

Marciano Nakhlite

Achado

Massa Total: 158g

Foi encontrado em 1958, por um garimpeiro, perto da cidade de Governador Valadares. Um único espécime pesando 158g, bem preservado, apresentando crosta de fusão preta, vítrea e brilhante, cobrindo quase toda a superfície do meteorito, parecendo tratar-se mais de uma queda do que de um achado que tenha ocorrido logo após a queda. Não se sabe como o meteorito foi para na Itália.

Foi classificado por Burragato et al (1975) como augita-olivina-acondrito (nakhlito). Mostra uma estrutura porfirítica, com fenocristais de augita envolvidos por um material intersiticial de grãos finos de vidro, plagioclásio, K-feldspato, sílica, cloroapatita, pegonita e fases opacas.

A composição química do Governador Valadares é muito semelhante aos demais nakhlitos, que é um dos meteoritos marcianos também conhecidos como SNC (shergotitos, nakhlitos e chassignitos). O mais interessante sobre este meteorito é que trata-se do único meteorito marciano brasileiro.

Fonte: Meteoritos: Cofres da Nebulosa Solar, Scorzelli, Varela, Zucolotto.

 
Fatia 1mg

Acondrito

O termo acondritos significa ausência de côndrulos e, assim como os sideritos, são provenientes de corpos parentais cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Os acondritos, por sua constituição mais leve, têm origem nas regiões do manto e crosta do corpo parental, ao contrário dos sideritos que, por serem constituídos de materiais pesados como ferro e níquel, são originários da região central do corpo parental.

Acondritos são originários de processos ígneos em corpos parentais originalmente constituídos por condritos. As rochas terrestres são semelhantes aos acondritos, pois também sofreram processos semelhantes durante formação da Terra que, por sua vez, também teve seu material primordial semelhante aos dos condritos. Os acondritos estão entre os meteoritos rochosos mais raros, porém mais comuns que os condritos carbonáceos.
Os acondritos estão divididos em dois grandes grupos: acondritos ricos em cálcio (entre 5 a 25% ou mais) e acondritos pobres em cálcio (3% ou menos).  Há seis grandes grupos de acondritos: Aubritos (AUB), Diogenitos (DIO), Eucritos (EUC), Hawarditos (HWD), Ureilitos e Brachinitos.