Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Imilac (Chile)

Siderólito

Palasito

Achado

Massa Total: 920 kg

O meteorito Imilac foi encontrado pela primeira vez por índios e exploradores espanhóis na região do Deserto do Atacama, noroeste do Chile, em 1822. Eles trouxeram os primeiros fragmentos para a cidade de Antofogasta porque achavam que poderia conter prata. Após analise, provou-se ser um meteorito palasito. Devido ao isolamento da região, vários exploradores, com o decorrer do tempo, foram redescobrindo o campo de espalhamento e vários fragmentos novos foram encontrados. Acredita-se hoje que mais de 1 tonelada de material já tenha sido retirado da região, mas muito ainda pode estar espalhado pela região. Devido ao grande desgaste e oxidação, ainda que ele tenha caído em uma região desértica, mostra que a queda tenha ocorrido há muito tempo.

Fatia 1.7g
Individual 5.45g

Siderólito

Assim como os acondritos e os sideritos, os siderólitos também são originários de corpos cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Da mesma forma que os acondritos provêem da crosta e os sideritos do núcleo, os siderólitos, por sua vez, são originários do manto do corpo parental.

Os siderólitos, também denominados ferro-rochosos, são constituídos de uma mistura de ferro-níquel e minerais silicatos.  São meteoritos raros e, dentro de um universo de aproximadamente 36000 meteoritos cadastrados no “Meteoritical Bulletin Database” em Fevereiro/2009, apenas 229 são siderólitos.
Os siderólitos são o tipo mais exótico e inacreditavelmente belo de meteorito, principalmente o do tipo Palasito. Os cientistas reconhecem três classes de siderólitos, sendo que apenas os Palasitos e Mesosideritos apresentam um número representativo de espécimes.