Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Quijinque (BA, Brasil)

Siderólito

Palasito

Achado

Massa Total:

 Uma unica massa pesando 59 kg foi trazida ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT - em Dezembro de 1998. Foi dito que ela foi descoberta a cerca de 35 a 40 anos antes pelo Sr. Atanásio Cosmo Soares (já falecido) enquanto fazia buracos para por uma cerca em torno da sua propriedade, o sítio Quijingue, próximo a cidade de Quijingue, na Bahia (10º45' S, 39º13' W). A pedra estava intemperizada e coberta por buracos que delimitavam antigos lugares ocupados por olivinas. Uma pequena parte da superfície havia sido martelada pelo contínuo uso da pedra como bigorna para dar formas a ferramentas da fazenda.

A pedra foi cortada em três pedaços no IPT. O maior e o menor foram devolvidos ao dono. O terceiro pedaço foi cortado novamente e alguns desses pedaços foram fatiados e usados para fazer uma “thin section” para microscopia óptica e eletrônica.

O meteorito Quijingue é considerado o primeiro palasito do Brasil.

 

http://www2.igc.usp.br/museu/artigos05.htm

 

Fatia 36g

Siderólito

Assim como os acondritos e os sideritos, os siderólitos também são originários de corpos cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Da mesma forma que os acondritos provêem da crosta e os sideritos do núcleo, os siderólitos, por sua vez, são originários do manto do corpo parental.

Os siderólitos, também denominados ferro-rochosos, são constituídos de uma mistura de ferro-níquel e minerais silicatos.  São meteoritos raros e, dentro de um universo de aproximadamente 36000 meteoritos cadastrados no “Meteoritical Bulletin Database” em Fevereiro/2009, apenas 229 são siderólitos.
Os siderólitos são o tipo mais exótico e inacreditavelmente belo de meteorito, principalmente o do tipo Palasito. Os cientistas reconhecem três classes de siderólitos, sendo que apenas os Palasitos e Mesosideritos apresentam um número representativo de espécimes.