Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Sericho (Quênia)

Siderólito

Palasito

Achado

Massa Total: 2.8T

Em 2016, dois irmãos estavam procurando por seus camelos e encontraram várias pedras grandes e densas a oeste da aldeia de Habaswein e ao sul de Sericho, no Quênia. Como não há rochas nesta área, eles decidiram que poderiam ser meteoritos. Eles passaram várias semanas coletando-os com elevadores de motor e movendo-os para suas casas em Habaswein. Embora reconhecidos como meteoritos em 2016, as massas eram conhecidas por pastores de camelo há décadas. Um ancião da aldeia disse que, quando criança, ele e seus irmãos iriam tocar as pedras. No início de janeiro de 2017, Michael Farmer recebeu um e-mail mostrando uma foto de "pallasite gigante" pesando 107 kg. Ele viajou para Nairobi e comprou esta pedra. Duas semanas depois, ele voltou para o Quênia com Moritz Karl e viajou para Habaswein. Aqui foram mostrados mais de uma tonelada de espécimes empilhados nos pátios de dois compostos de casa. Até à data, foram encontrados mais de 2800 kg.

Fatia 26.4g
Fatia 640g
Individual 109.5g
Individual 147.4g
Individual 135.9g

Siderólito

Assim como os acondritos e os sideritos, os siderólitos também são originários de corpos cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Da mesma forma que os acondritos provêem da crosta e os sideritos do núcleo, os siderólitos, por sua vez, são originários do manto do corpo parental.

Os siderólitos, também denominados ferro-rochosos, são constituídos de uma mistura de ferro-níquel e minerais silicatos.  São meteoritos raros e, dentro de um universo de aproximadamente 36000 meteoritos cadastrados no “Meteoritical Bulletin Database” em Fevereiro/2009, apenas 229 são siderólitos.
Os siderólitos são o tipo mais exótico e inacreditavelmente belo de meteorito, principalmente o do tipo Palasito. Os cientistas reconhecem três classes de siderólitos, sendo que apenas os Palasitos e Mesosideritos apresentam um número representativo de espécimes.