Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Toufassour (Morocco)

Siderólito

Mesosiderito

Achado

Massa Total: 73.3kg

Uma estrutura de impacto pequena, com cerca de 3 m de diâmetro, foi encontrada nas proximidades da aldeia de Toufassour, Tata, Marrocos. Várias pedras têm sido recolhidas lá desde 2003 pelos nômades e vendidas aos negociantes em Erfoud. Em particular duas pedras totalizando 3 kg e mais uma série de fragmentos foram vendidas por um nômade, mas a massa mais significativa (uma pedra com cerca de 70kg) foi encontrada por uma mulher que estava caçando meteoritos. Mais recentemente, outras pequenas pedras foram coletadas por cientistas marroquinos em torno da estrutura de impacto: Três pedaços de 61 gramas, 15,5 gramas e 13,1 gramas, além de fragmentos variando de 1 a 5 gramas, totalizando cerca de 320 gramas. A massa total é superior a 73,3 kg. Ele foi reconhecido como meteorito em  em 16 de novembro de 2007.

Nos fragmentos, a crosta de fusão é ausente e a superfície parece marrom escuro. Nódulos maiores de metal se projetam aqui e ali, e inclusões maiores de silicatos são vistas como manchas esverdeadas. Muitos dos exemplares menores são ricos em metal, pois esta é a fase que melhor resiste ao intemperismo.
Fatia 4.89g

Siderólito

Assim como os acondritos e os sideritos, os siderólitos também são originários de corpos cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Da mesma forma que os acondritos provêem da crosta e os sideritos do núcleo, os siderólitos, por sua vez, são originários do manto do corpo parental.

Os siderólitos, também denominados ferro-rochosos, são constituídos de uma mistura de ferro-níquel e minerais silicatos.  São meteoritos raros e, dentro de um universo de aproximadamente 36000 meteoritos cadastrados no “Meteoritical Bulletin Database” em Fevereiro/2009, apenas 229 são siderólitos.
Os siderólitos são o tipo mais exótico e inacreditavelmente belo de meteorito, principalmente o do tipo Palasito. Os cientistas reconhecem três classes de siderólitos, sendo que apenas os Palasitos e Mesosideritos apresentam um número representativo de espécimes.