Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

NWA 6149 (Northwest Africa)

Acondrito

Diogenito

Achado

Massa Total: 225g

Esse meteorito (que ainda esta em processo de oficialização) foi originalmente encontrado em Dezembro de 2009 no Noroeste da África e logo foi trazido para o mercado. Com um peso total de apenas 225g separados em 20 individuais e vários pequenos fragmentos, esse meteorito foi classificado como um diogenito-olivina, pois é composto principalmente por olivina. Essa classificação foi recentemente incluida no grupo de meteoritos originários no asteróide 4 Vesta, chamado Grupo HEDO (antigamente chamado Grupo HED, onde o novo "O" representa essa nova classe de meteoritos). Esse tipo de diogenito rico em olivina é ainda mais raro que os meteoritos diogenitos comuns, e pouco material deste tipo é conhecido. Esse meteorito é pareado com o meteorito NWA 1877.

Fragmento 2.14g

Acondrito

O termo acondritos significa ausência de côndrulos e, assim como os sideritos, são provenientes de corpos parentais cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Os acondritos, por sua constituição mais leve, têm origem nas regiões do manto e crosta do corpo parental, ao contrário dos sideritos que, por serem constituídos de materiais pesados como ferro e níquel, são originários da região central do corpo parental.

Acondritos são originários de processos ígneos em corpos parentais originalmente constituídos por condritos. As rochas terrestres são semelhantes aos acondritos, pois também sofreram processos semelhantes durante formação da Terra que, por sua vez, também teve seu material primordial semelhante aos dos condritos. Os acondritos estão entre os meteoritos rochosos mais raros, porém mais comuns que os condritos carbonáceos.
Os acondritos estão divididos em dois grandes grupos: acondritos ricos em cálcio (entre 5 a 25% ou mais) e acondritos pobres em cálcio (3% ou menos).  Há seis grandes grupos de acondritos: Aubritos (AUB), Diogenitos (DIO), Eucritos (EUC), Hawarditos (HWD), Ureilitos e Brachinitos.