Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Tissint (Morocco)

Acondrito

Marciano Shergotito

Queda observada

Massa Total: 7Kg

 Por volta das 2 da manhã hora local em 18 de julho de 2011, uma bola de fogo brilhante foi observado por várias pessoas na região do vale do Oued Drâa, a leste de Tata, Marrocos.

Uma testemunha, Sr. Aznid Lhou, informou que primeiro era da cor amarela, e depois ficou verde iluminando toda a área antes de aparecer se dividir em duas partes. Duas explosões sônicas foram ouvidas sobre o vale. Outras testemunhas foram acordadas pelo barulho da explosão, principalmente militares que se situam ao sul da cidade de Tata.
Em outubro de 2011, os nômades começaram a achar pedras com uma crosta de fusão muito fresca em uma área remota da bacia intermitente de Oued Drâa, centrada cerca de 50 km a leste de Tata e 48 km ao sul da aldeia de Tissint, nas proximidades de Oued El Gsaïb e também perto do planalto de El Ga'ïdat conhecido como Hmadat Boû Rba'ine. As maiores pedras foram recuperadas no planalto de El Ga'ïdat, enquanto as menores foram recuperadas mais perto das montanhas de El Aglâb. O maior fragmento conhecido tem 1,1kg.
Individual 0.455g
Individual 0.241g

Acondrito

O termo acondritos significa ausência de côndrulos e, assim como os sideritos, são provenientes de corpos parentais cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Os acondritos, por sua constituição mais leve, têm origem nas regiões do manto e crosta do corpo parental, ao contrário dos sideritos que, por serem constituídos de materiais pesados como ferro e níquel, são originários da região central do corpo parental.

Acondritos são originários de processos ígneos em corpos parentais originalmente constituídos por condritos. As rochas terrestres são semelhantes aos acondritos, pois também sofreram processos semelhantes durante formação da Terra que, por sua vez, também teve seu material primordial semelhante aos dos condritos. Os acondritos estão entre os meteoritos rochosos mais raros, porém mais comuns que os condritos carbonáceos.
Os acondritos estão divididos em dois grandes grupos: acondritos ricos em cálcio (entre 5 a 25% ou mais) e acondritos pobres em cálcio (3% ou menos).  Há seis grandes grupos de acondritos: Aubritos (AUB), Diogenitos (DIO), Eucritos (EUC), Hawarditos (HWD), Ureilitos e Brachinitos.