Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Fukang (China)

Siderólito

Palasito

Achado

Massa Total: 1003 Kg

 Em 2000, um mercador desconhecido chinês trouxe uma única massa de 1003 kg de Fukang, Província de Xinjiang. Ele removeu cerca de 20 kg da massa principal e em fevereiro de 2005 o meteorito foi levado ao Tucson Gem and mineral Show. Lá ele foi visto por Dante Lauretta, da Universidade do Arizona.

Um colecionador anônimo é o detentor da massa principal, que foi oferecida em um leilão pela Bonhams em abril de 2008. A expectativa era de conseguir US$ 2 milhões, mas ele continua sem ser vendido.

Fatia 11.66g

Siderólito

Assim como os acondritos e os sideritos, os siderólitos também são originários de corpos cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Da mesma forma que os acondritos provêem da crosta e os sideritos do núcleo, os siderólitos, por sua vez, são originários do manto do corpo parental.

Os siderólitos, também denominados ferro-rochosos, são constituídos de uma mistura de ferro-níquel e minerais silicatos.  São meteoritos raros e, dentro de um universo de aproximadamente 36000 meteoritos cadastrados no “Meteoritical Bulletin Database” em Fevereiro/2009, apenas 229 são siderólitos.
Os siderólitos são o tipo mais exótico e inacreditavelmente belo de meteorito, principalmente o do tipo Palasito. Os cientistas reconhecem três classes de siderólitos, sendo que apenas os Palasitos e Mesosideritos apresentam um número representativo de espécimes.