Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

ARTIGOS

Uma pergunta que sempre surge de novos colecionadores de meteoritos é como aprender mais sobre esse fascinante tema e invariavelmente surge a demanda por alguma literatura na área. Infelizmente não há muitas opções em português e a grande disponibilidade da literatura nessa área está no idioma inglês.

 

O livro que é considerado "A Biblia" do iniciante é o livro chamado "Rocks From Space" do autor Richard Norton. É um livro muito rico em termos de histórias interessantes sobre meteoritos como "Meteoritos mais famosos", "Maiores Meteoritos", "Primeiros Caçadores de Meteoritos", etc. Trazendo ao leitor uma boa medida de conhecimento que vão ajuda-lo na aquisição de uma "cultura" da área em termos de conhecimentos gerais. O livro também aborda aspectos mais cientificos como classificações ou corpos parentais sem, contudo, assustar ou tornar a leitura inacessível a um leitor mais leigo na área. Infelizmente o livro está desatualizado em relação a aspectos de classificação e também é pobre em termos de qualidade gráfica. Possui poucas fotos coloridas mas a grande maioria da impressão não é em papel de qualidadde fotográfica.  Porém, isso não deixa de tornar esse livro um dos clássicos na área.

 

Um bom complemento ao "Rocks from Space" é o livro "Field Guide" do mesmo autor. É um livro menos denso em termos de conhecimentos gerais e curiosidades da área e com foco mais em aspectos de classificação. Ao contrário do Rocks from Space tem uma qualidade muito superior, com paginas impressas em qualidade fotográfica. Esse livro juntamente com o "Rocks from Space" forma um bom conjunto mais atualizado e com mais qualidade gráfica.

 

Para quem procura uma referência em português, a indicação é o livro "Decifrando Meteoritos" da Professora Dra. Zucolotto. É um bom livro, porém mais suscinto, que cobre muitos aspectos da área. Tem foco mais prático e ênfase na classificação dos meteoritos. Não tem muito conteúdo focado em conhecimentos gerais como encontramos no livro "Rocks From Space". É um livro também que não foi impresso em papel de qualidade fotográfica e não tem fotos praticamente coloridas. A grande vantagem desse livro é que a autora disponibilizou o mesmo em formato PDF para quem quiser baixá-lo aqui. Uma outra dica de livro desta mesma autora é o livro "Cofres da Nebulosa Solar". O capítulo mais valioso deste livro traz uma descrição de todos os meteoritos brasileiros. É um livro essencial para o colecionador de meteoritos que queira se especializar nos raros meteoritos brasileiras. Alias, coleção temática preferencial da maioria dos colecionadores brasukas. 

 

Eu não poderia também deixar de recomendar o livro auto-biografia de Harvey H. Nininger chamado "Finding a Falling Star". Nininger foi um professor de biologia dos EUA que ficou fascinado quando avistou um um grande meteoro ao término de uma de suas aulas. Tentou a todo custo descobrir onde esse meteoro gerou meteoritos. Não conseguiu encontrar exatamente esses meteoritos, mas encontrou muitos outros numa vida que passou a ser dedicada aos metoritos. Foi um dos fundadores da Sociedade Meteoritica e é considerado o "Pai da Moderna Meteorítica". Com certeza foi um dos responsáveis pelo elevado número de meteoritos encontrados nos EUA. Cerca de 3000 contra os apenas 70-80 meteoritos descobertos oficialmente no Brasil. Foi o maior colecionador da época e sua coleção serviu como base para grandes coleções como a do ASU e do Museu de Londres. O livro pode ser baixado aqui.

 

Todos esses livros são introdutórios e de fácil leitura para leigos que queiram começar a estudar o assunto. Para quem quer dar um passo a mais e começar a adquirir conhecimentos com mais profundidade, para inclusive começar a ler papers da área, o melhor livro intermediário que posso recomendar é o livro "The Cambridge Encyclopedia of Meteorites", também do Richard Norton. É um livro que já começa a entrar no jargão da área e tem muito "geologês". Porém, é um caminho sem atalho para quem quer se aprofundar na área talvez como pesquisador.

 

Versão inicial em 06/06/2019.