Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

NWA 7831 (Northwest Africa)

Acondrito

Diogenito

Achado

Massa Total: 20Kg

História: Encontrado enterrado no chão perto de Chouichiyat em 3 de março de 2013 e escavado por uma equipe de pessoas locais.

Características físicas: Uma única massa grande (pelo menos 20 kg) composta de material cristalino amarelo-esverdeado com produtos intemperismo laranja-pálido ao longo de numerosas fraturas. Muito do material se desintegrou em fragmentos após a escavação.

Petrografia: (A. Irving e S. Kuehner, UWS) O espécime é composto quase inteiramente de ortopiroxênio amarelo-verde translúcido com minúsculos grãos de metal livre de Ni, troilita, cromita, anortita, polimorfo de sílica e clinopiroxênio. Laranja pálida secundária, depósitos argilosos do intemperismo terrestre estão presentes ao longo de fraturas finas.

Geoquímica: Orthopyroxene (Fs28.1-28.3Wo3.0-3.3; FeO / MnO = 29-31), clinopiroxênio (Fs10.9Wo43.1, FeO / MnO = 26). Isótopos de oxigénio (K. Ziegler, UNM): as análises de ortopiroxano lavado com ácido por fluoração por laser originaram, respectivamente, ô17O = 1,677, 1,793, 1,810; δ18O = 3,680, 3,879, 3,875; Δ17O = -0,266, -0,255, -0,236 por mil.

Fragmento 2.12g

R$ 99,00

Acondrito

O termo acondritos significa ausência de côndrulos e, assim como os sideritos, são provenientes de corpos parentais cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Os acondritos, por sua constituição mais leve, têm origem nas regiões do manto e crosta do corpo parental, ao contrário dos sideritos que, por serem constituídos de materiais pesados como ferro e níquel, são originários da região central do corpo parental.

Acondritos são originários de processos ígneos em corpos parentais originalmente constituídos por condritos. As rochas terrestres são semelhantes aos acondritos, pois também sofreram processos semelhantes durante formação da Terra que, por sua vez, também teve seu material primordial semelhante aos dos condritos. Os acondritos estão entre os meteoritos rochosos mais raros, porém mais comuns que os condritos carbonáceos.
Os acondritos estão divididos em dois grandes grupos: acondritos ricos em cálcio (entre 5 a 25% ou mais) e acondritos pobres em cálcio (3% ou menos).  Há seis grandes grupos de acondritos: Aubritos (AUB), Diogenitos (DIO), Eucritos (EUC), Hawarditos (HWD), Ureilitos e Brachinitos.