Coleção Meteoritos
Meteoritos Impactitos
Coleção Brasileiros
Meteoritos Impactitos
A Venda
Meteoritos Impactitos Acessórios
Artigos

Glorieta Mountain (USA)

Siderólito

Palasito

Achado

Massa Total: 400+ Kg

A história do meteorito de Glorieta Mountain começa em 1884, em uma fazenda do Condado de Santa Fé, Novo México. Três fragmentos pesando 67, 52 e 24 kg em uma elevação de rochas a quase 2 km do posto de correios de Glorieta por Charles Sponsler. O mineralogista e consultor da Tiffany chamado Dr. G. F. Kunz descreveu o meteorito em 1885. Ele classificou o meteorito como um meteorito ferroso, mas percebeu algumas olivinas em uma das peças e lembrou do meteorito descrito por Pallas. Várias pesquisas foram feitas na área, resultando em uma grande quantidade de pequenas massas, o que indicava uma forte fragmentação durante a passagem pela atmosfera. A maior parte dos fragmentos compreendia e apenas ferrosos e alguns ferro-rochosos. Muitos pesquisadores passaram anos na região buscando a massa principal da parte palasítica do meteorito, entre eles Nininger e Steve Schoner, sendo que este último passou 15 anos de sua vida buscando na região. Em 2007, finalmente, uma massa de cerca de 140 kg foi encontrada por Mike Miller, compreendendo assim a massa principal do meteorito.

Fatia 14.99 g

Siderólito

Assim como os acondritos e os sideritos, os siderólitos também são originários de corpos cuja matéria primordial sofreu diferenciação. Este material, originário da nebulosa que formou o sistema solar e presente nos meteoritos condritos, sofreu a ação gravitacional ao longo de bilhões de anos dando origem a todos os corpos que conhecemos hoje no sistema solar como o sol, planetas, asteróides, etc. Da mesma forma que os acondritos provêem da crosta e os sideritos do núcleo, os siderólitos, por sua vez, são originários do manto do corpo parental.

Os siderólitos, também denominados ferro-rochosos, são constituídos de uma mistura de ferro-níquel e minerais silicatos.  São meteoritos raros e, dentro de um universo de aproximadamente 36000 meteoritos cadastrados no “Meteoritical Bulletin Database” em Fevereiro/2009, apenas 229 são siderólitos.
Os siderólitos são o tipo mais exótico e inacreditavelmente belo de meteorito, principalmente o do tipo Palasito. Os cientistas reconhecem três classes de siderólitos, sendo que apenas os Palasitos e Mesosideritos apresentam um número representativo de espécimes.